Quais são os 3 principais tipos de problemas em ABP e as suas principais características?


No decorrer da sessão, foi realizada uma dinâmica de grupo para discutir e analisar os textos lidos autonomamente. Os alunos foram agrupados de acordo com o texto que tinham lido e de seguida, partilharam entre si os seus apontamentos e procederam à seleção de um porta-voz para apresentar o conteúdo à turma. Após cada apresentação, o docente solicitava a um aluno que não tivesse lido o texto que reproduzisse o que tinha entendido da explicação.

Pretendo, neste contexto, apresentar uma reflexão sobre um dos textos que explora os três principais tipos de problemas na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e as suas principais características.

De acordo com os autores Jos Moust, Peter Bouhuijs e Henk Schmidt na obra “Introduction to Problem-Based Learning” (2021), existem diferentes tipos de problemas utilizados na ABP: problemas de explicação, de dilema e de estratégia.

Problemas de explicação: Os problemas de explicação exigem que os alunos compreendam as causas de fenómenos ou situações, identificando os mecanismos, processos, estruturas, ideias e regras subjacentes. Este tipo de problema pode ser apresentado através de descrições de situações, gráficos, fotografias, transcrições de conversas ou citações de artigos. O principal objetivo é ajudar os alunos a compreender como os fenómenos se relacionam entre si e a consolidar conhecimento na disciplina em questão.

Problemas de dilema: Os problemas de dilema colocam os alunos perante dilemas éticos ou profissionais, incentivando-os a adotar uma postura crítica. O objetivo é que os alunos analisem diferentes perspetivas, ponderem os prós e contras de várias abordagens e justifiquem a sua decisão. Este tipo de problema prepara os alunos para a sua futura vida profissional uma vez que, terão de defender os seus pontos de vista. A discussão em torno de problemas de dilema incentiva os alunos a participarem ativamente e a ouvirem-se uns aos outros com atenção (aprendizagem colaborativa) com a possibilidade de alterarem a sua opinião mediante argumentos válidos.

Problemas de estratégia: Os problemas de estratégia exigem o desenvolvimento de um plano de ação com vista, a solucionar um problema específico. Este tipo de problema centra-se nas ações de um profissional numa determinada área (exemplo: medicina ou direito). Ou seja, os alunos devem assumir o papel de um profissional e devem adotar os seguintes passos:

I) Formular estratégias ou procedimentos;

II) Justificar as suas escolhas;

III) Avaliar os prós e contras de cada ação.

É essencial que os alunos fundamentem as suas decisões com base em raciocínio lógico e que consultem fontes externas de informação. Visto que, devem validar e aprofundar conhecimento das melhores práticas da respetiva área profissional.

 



Referência Bibliográfica

Moust, Jos & Bouhuijs, Peter & Schmidt, Henk. (2021). Introduction to Problem-based Learning: A guide for students.

Comentários

  1. Esta problemática é muito importante. Sempre que queremos trabalhar em ABP, a primeira coisa que deveremos discutir é que tipo de cenário queremos construir. Esta é a base para começar, já que está relacionada com os objetivos que queremos alcançar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Processo Maastricht Seven Jump uma referência na Aprendizagem Baseada em Problemas

Análise de Documentários