ABP uma experiência imersiva em geografia!
Desconstruir para construir um novo modelo de ensino e permitir ao futuros professores vivenciarem uma nova abordagem de ensino.
No início tivemos dificuldade em compreender a abordagem das aulas, pois são pouco estruturadas e colocam o aluno numa posição de descobrir o caminho a seguir.
As aulas foram programadas em duas fases; a primeira para realizar uma abordagem ABP e a segunda para elaborar uma abordagem ABP.
Na primeira fase foi colocado um cenário para os alunos programarem um festival de música. O professor Herculano foi acompanhando os grupos e estes realizaram briefing para toda a turma, em algumas aulas.
Uma dificuldade identificada pelo professor foi os alunos não lerem a bibliografia autonomamente sendo assim, o professor criou a dinâmica de cada membro do grupo ficar com um texto da bibliografia para analisar em estudo autónomo. Na aula seguindo, os elementos dos vários grupos com o mesmo texto trocavam opiniões sobre o mesmo e faziam uma breve apresentação e assim, todos os alunos ficavam com o conhecimento necessário para prosseguir o trabalho. Este exemplo fez realçar o papel exigente do professor nesta abordagem metodológica: identificar as dificuldades dos alunos para prosseguirem a resolução do problema e encontrar dinâmicas pedagógicas para ajudar os mesmos a solucionar. ABP é uma verdadeira abordagem centrada no aluno.
Na segunda fase os aluno já são colocados como futuros professores e têm que elaborar um cenário. As dificuldades encontradas foram a simulação das motivações dos alunos para os temas identificados pelo professor Herculano e o enquadramento teórico para o tema.
A unidade curricular ABP foi realmente uma experiência imersiva porque podemos vivenciar a abordagem ABP, mas um aspeto a melhorar é a ligação explicita com a prática da metodologia a alunos do secundário e ciclo. No entanto, o docente sempre que os alunos solicitaram esta temática deu exemplos, mostrando a elevada competência exigida a um professor que aplique esta abordagem de aprendizagem.

Comentários
Enviar um comentário