O Papel da Introdução e da Conclusão num Trabalho Académico

 

No início da sessão, devido a um atraso nos prazos previamente estabelecidos, cada grupo teve a oportunidade de apresentar ao docente o ponto em que se encontrava o desenvolvimento do seu trabalho. Podemos destacar o papel do docente enquanto orientador, assumindo uma postura de guia no processo de aprendizagem.

Após esta fase inicial de atualização, o docente informou que não seria necessário entregar um relatório completo, o que alterou significativamente as expectativas iniciais do grupo. Em vez disso, destacou a relevância da introdução e da conclusão enquanto partes estruturantes de qualquer trabalho académico. De acordo com o docente, um trabalho de qualidade pode ser representado apenas por estes dois elementos.

Em seguida, o docente sugeriu uma dinâmica de trabalho. Os grupos foram orientados a dividir responsabilidades entre si. A proposta do docente foi que, cada elemento do grupo lesse um dos três documentos disponíveis na plataforma Moodle (Introdução, Relatório e Conclusão) relacionados com as diferentes partes de um trabalho académico. O objetivo era que, em vez de todos os elementos do grupo lerem os mesmos documentos, cada um se pudesse focar num único texto, para posteriormente partilhar com os seus colegas o que aprendeu. Esta metodologia incentivou a aprendizagem colaborativa e simultaneamente, otimizou tempo.

A sessão terminou com os grupos a darem continuidade ao desenvolvimento dos seus trabalhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Processo Maastricht Seven Jump uma referência na Aprendizagem Baseada em Problemas

Quais são os 3 principais tipos de problemas em ABP e as suas principais características?

Análise de Documentários