Criar grupos de trabalho! Um problema?

Na aprendizagem baseada em problemas os grupos são um meio para os alunos evoluírem individualmente, mas coloca um desafio aos docentes: como criar os grupos? 

Existem várias abordagens: permitir os alunos criarem entre si os grupos, o professor por sua iniciativa criar os mesmos ou utilizar metodologia aleatórias para realizar a junção dos discentes.

O Professor Herculano é sensível ao tema da exclusão dos alunos mais fracos pelos seus pares, algo que acontece quando são os próprios alunos a criarem os grupos. 
O docente quando não conhece os alunos, também não tem critérios para criar os grupos homogéneos. Sendo assim, a criação de grupos aleatórios é uma solução prática e resolve a discriminação pelos pares. 
O Professor Herculano utilizou mais uma vez a técnica das cartas para realizar os grupos destinados a resolver a segunda problemática. Passo a explicar: o professor tem várias cartas iguais que coloca-as para baixo e cada aluno tira uma. Os alunos que tiverem a mesma carta pertencem ao mesmo grupo.      
O feedback dos alunos desta técnica aleatória, realizada em ABP, é que a metodologia permite os mesmo trabalharem com pessoas que por sua iniciativa nunca iriam trabalhar em conjunto.
Foi possível observar que a realização dos grupos foi rápida e consensual, pois já era a segunda vez que os grupos eram criados com a técnica das cartas.   

Comentários

  1. OK Alexandre, percebeste a mensagem, mas seria a oportunidade para dissertar sobre os grupos de trabalho, o seu funcionamento e importância para a aprendizagem autónoma e colaborativa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Processo Maastricht Seven Jump uma referência na Aprendizagem Baseada em Problemas

Quais são os 3 principais tipos de problemas em ABP e as suas principais características?

Análise de Documentários